banner

Recentemente eu adquiri uma soundbar Samsung HW-MS650, que inicialmente eu liguei a uma TV Samsung LED 46”, um modelo de TV de 2014.

Conectei os dois dispositivos usando a porta HDMI ARC ao invés do cabo ótico, já que ao usar a porta HDMI ARC, a TV liga a soundbar automaticamente, desliga seus alto-falantes internos e os botões de volume do controle remoto (da TV) controlam automaticamente o som da soundbar.

Isso tudo só funciona se o HDMI-CEC (que a Samsung chama de Anynet+) estiver habilitado na TV.

O Problema

O único inconveniente: uns 5 segundos depois de ligar a TV, ela muda automaticamente a entrada de imagem para a barra de som, o que não faz sentido!

Eu procurei a Internet inteira por uma solução, até mesmo o fórum Samsung na CNET (em inglês), mas nada, só achei gente reclamando do mesmo problema!

A Solução

Então eu percebi que a entrada HDMI que a barra de som estava conectada estava na TV com o nome de AV Receiver. Como a TV não tinha nenhuma opção com o nome de soundbar, eu decidi escolher, dentre os nomes disponíveis, o padrão ---, e funcionou!

O motivo: eu acho que a TV muda automaticamente a entrada quando usamos um nome que indique um dispositivo que fornece vídeo (e o HDMI-CEC estiver ligado).

Pra mudar o nome da entrada: no controle remoto, aperte o botão Source para fazer o painel de entradas aparecer. Usando as setas do controle, selecione a entrada que você quer renomear e aperte o botão Tools. Selecione edit e mude o nome para --- (geralmente é a primeira opção).

Nas TVs mais recentes

Nas TVs Samsung mais novas, geralmente modelos de 2018 em diante, esse problema não acontece, já que a TV automaticamente vai reconhecer que a barra de som não é um dispositivo de vídeo.