Há uns tempos atrás, a Net trocou meu velho cable modem por um modelo Motorola SVG 1202, que já oferece o serviço de rotear conexões wireless.

O sinal wireless dele é um pouco mais fraco que um bom roteador, mas se você não precisar de mais alcance, sem problemas.

Como eu mudei de casa, e o sinal estava ruim em outros cômodos, eu comprei um repetidor de sinal wireless.

Mas notei, que esse modem/roteador da Motorola não se dá bem com outros dispositivos tentando repetir seu sinal. Tanto usando o repetidor wireless, quanto um outro roteador como repetidor, esse modem da Motorola derruba a internet toda hora.

Chamei um técnico da Net, que “não oficialmente” disse que esse modem realmente não é lá aquela maravilha como roteador.

Então resolvi pegar meu velho (e excelente) roteador de 3 antenas (um TP-Link TL-WR941ND), e colocá-lo de volta, desligando o modo wireless do modem da Motorola.

Para isso, depois de conectar no modem, que fica em http://192.168.0.1, é preciso desligar os seguintes serviços:

  1. Wireless (Wireless -> Primary Network -> Disable)
  2. NATP (Basic -> Setup -> NAPT Mode -> Disable)
  3. DHCP Server (Basic -> DHCP -> DHCP Server -> No)

Conecte então seu roteador ao modem, como faria normalmente, e pronto, seu modem estará apenas conectando ao seu serviço de internet, e o roteador wireless fazendo seu trabalho de distribuir o sinal da rede sem fio.

Com isso, parei de ter os problemas de toda hora o roteador ficar perdendo o sinal quando algum dispositivo tenta repetir seu sinal.

Desfazendo

Se você quiser resetar o modem para as configurações padrões do provedor de Internet, basta apertar o botão de reset localizado na parte de trás do aparelho por 10 segundos.

Se quiser apenas editar algumas das configurações, conecte-se ao Motorola SVG 1202 através do endereço http://192.168.100.1 (note que este endereço é diferente do usado anteriormente).